Jango Drops

Nerdice e Cultura Pop em doses homeopáticas!

Curiosidade científica: computação molecular

Segundo a Lei de Moore, formulada em 1965, a cada 24 meses o poder de processamento dos computadores dobraria e seu tamanho diminuiria proporcionalmente sem grandes alterações nos preços. A lei tem se mostrado verdadeira até hoje no que diz respeito à velocidade e ao tamanho, mas sua validade está próxima do fim.

Daqui a aproximadamente 10 anos, a redução do tamanho dos processadores fara com que sejam suscetíveis às indeterminações quânticas. A Intel já afirmou ter constatado que a lei está “desacelerando” e a Microsoft aumentou o investimento em processamento paralelo como forma de remediar o problema.

No vídeo abaixo (sem legendas), o célebre físico Michio Kaku fala sobre a “Era Pós-Silício” e sobre suas apostas para o futuro da computação. De acordo com ele, a computação quântica (ou computação a nível atômico) só será uma realidade ao final século 21, mas até lá temos na computação molecular (que utiliza moléculas ionizáveis para organizar circuitos lógicos) a possibilidade de contornar de modo efetivo o problema iminente da limitação dos hardwares eletrônicos.

por


Ir para o topo