Jango Drops

Nerdice e Cultura Pop em doses homeopáticas!

Sobre a origem de O Tigre e o Dragão

Aproveitando que saíram notícias recentes sobre a sequência do filme O Tigre e o Dragão, vamos falar um pouco dos contos que deram origem à adaptação. Entre 1938 e 1942, o chinês Wang Du Lu escreveu a Pentalogia de Ferro (Crane-Iron Pentalogy), novela de cinco volumes protagonizada por youxias (monges andarilhos). Os cinco volumes são:

(1) Crane Frightens Kunlun: o primeiro volume se passa durante a dinastia Qing e narra a trágica história de como o monge Jiang Nan He, amigo do pai de Li Mu Bai, tornou-se o Southern Crane.

(2) Precious Sword, Golden Hairpin e (3) Sword Force, Pearl Shine: estes dois volumes se passam entre 30 e 40 anos após o primeiro e narram o triste e elegante romance do jovem casal de monges Li Mu Bai e Yu Shu Lien.

(4) Crouching Tiger, Hidden Dragon e (5) Silver Vase, Iron Knight: o quarto e o quinto volumes são protagonizados pela jovem Yu Jiao Long. Um pouco mais velhos, Li Mu Bai e Yu Shu Lien participam do quarto, sendo apenas mencionados no quinto.

Em 2000 estreou o filme O Tigre e o Dragão, adaptação cinematográfica do quarto volume, dirigida por Ang Lee, que venceu em quatro categorias do Oscar daquele ano (inclusive a de “Melhor Filme Estrangeiro”). No filme, Yu Jiao Long foi interpretada por Zhang Ziyi e o casal por Chow Yun-Fat e Michelle Yeoh. O filme é visualmente lindo, as lutas são incríveis e o destino dos três personagens é igualmente triste, mas diferente dos livros.

tigerdragon

Esse ano começaram as filmagens da adaptação do quinto volume, mas a protagonista será Yu Shu Lien, novamente interpretada por Michelle Yeoh. Isso significa que haverá bastante material original no roteiro, o que pode ser ruim ou, como aconteceu no filme anterior, pode ser bom. Torçamos!

por


Ir para o topo